Super Mario 64 - Detonado (Nintendo 64)

 Super Mario 64 é um dos jogos mais icônicos e influentes da história dos videogames. Lançado em 1996 para o Nintendo 64, o jogo revolucionou o gênero de plataforma com sua jogabilidade tridimensional, seu mundo aberto e sua liberdade de exploração. O jogo possui 120 estrelas para coletar, distribuídas em 15 mundos diferentes, cada um com suas próprias missões e desafios. Neste post, vamos revisitar algumas das missões mais memoráveis e divertidas de Super Mario 64.



História de Super Mario 64

Super Mario 64 é um dos jogos mais influentes e revolucionários da história dos videogames. Lançado em 1996 para o Nintendo 64, ele foi o primeiro jogo da série Super Mario a oferecer gráficos tridimensionais (3D), uma jogabilidade em mundo aberto e um sistema dinâmico de câmera. Neste post, vamos contar um pouco da história desse jogo que marcou gerações e mudou os paradigmas dos jogos de plataforma.


O desenvolvimento de Super Mario 64 começou em 1991, quando o produtor, diretor e criador de Mario, Shigeru Miyamoto, teve a ideia de fazer um jogo do personagem em 3D, inspirado pelo trabalho que ele fez em Star Fox para o Super Nintendo, que usava o chip Super FX para criar efeitos tridimensionais. Miyamoto queria explorar as possibilidades de movimentação e interação de Mario em um ambiente tridimensional, com mais liberdade e variedade do que nos jogos anteriores da série.


Para isso, ele contou com a ajuda de uma equipe da Nintendo Entertainment Analysis & Development, formada por cerca de 15 pessoas, entre programadores, designers e artistas. O jogo levou cerca de três anos para ser concluído, sendo que um ano foi dedicado ao design e os dois anos seguintes ao trabalho direto. O jogo foi feito usando o Nichimen N-World, um software de modelagem 3D que permitia criar os cenários e personagens do jogo com polígonos. A trilha sonora foi composta por Koji Kondo, que usou uma sintetização MIDI para criar as músicas e os efeitos sonoros.


O jogo se passa no castelo da princesa Peach, que convida Mario para comer um bolo. Porém, ao chegar lá, Mario descobre que Peach foi sequestrada pelo vilão Bowser, que também roubou as 120 estrelas do poder que protegiam o castelo. Para resgatar Peach e recuperar as estrelas, Mario deve explorar as diversas salas e quadros do castelo, que levam a diferentes mundos onde as estrelas estão escondidas. Cada mundo tem seu próprio tema, cenário, inimigos e desafios, e Mario pode acessá-los na ordem que quiser, desde que tenha o número mínimo de estrelas exigido para cada porta.


A jogabilidade de Super Mario 64 é inovadora e divertida. Mario pode andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar, além de usar habilidades especiais como voar, ficar invisível ou metálico ao pegar certos chapéus mágicos. O controle analógico do Nintendo 64 permite que Mario se mova em qualquer direção com precisão e suavidade. O sistema de câmera também é uma novidade: o jogador pode ajustar o ângulo e a distância da câmera em relação a Mario usando os botões C do controle. A câmera é operada por Lakitu, um personagem da série que segue Mario com uma câmera flutuante.


Super Mario 64 foi um sucesso de crítica e público. Ele recebeu notas altíssimas dos principais veículos especializados em jogos na época, sendo elogiado pela sua ambição, visual, jogabilidade e música. Ele também foi o primeiro jogo a receber uma pontuação perfeita da revista Edge. Ele vendeu mais de 11 milhões de cópias até 2003, sendo o jogo mais vendido do Nintendo 64. Ele também recebeu vários prêmios e reconhecimentos como um dos melhores jogos de todos os tempos.


Super Mario 64 deixou um legado imenso para a indústria dos jogos eletrônicos. Ele foi o primeiro a estabelecer um novo padrão para os jogos em 3D, com um mundo aberto, uma câmera dinâmica e um controle analógico. Ele influenciou inúmeros desenvolvedores e jogos posteriores, tanto da série Super Mario quanto de outras franquias. 


Como conseguir os 3 chapéus de Super Mario 64


Super Mario 64 é um dos jogos mais clássicos e divertidos do Nintendo 64, e um dos seus atrativos são os três chapéus especiais que Mario pode usar para ganhar novas habilidades: o Wing Cap, o Metal Cap e o Vanish Cap. Neste post, vamos explicar como conseguir cada um deles e onde usá-los para obter mais estrelas.


O Wing Cap é o chapéu vermelho com asas que permite a Mario voar pelos ares por um tempo limitado. Para conseguir esse chapéu, você precisa primeiro coletar 10 estrelas no jogo e depois entrar na sala principal do castelo da princesa Peach. Lá, você verá um raio de luz vindo do teto. Olhe para cima usando o botão C e você será transportado para uma área secreta chamada Tower of the Wing Cap. Nessa área, você precisa ativar o interruptor vermelho que está no centro da torre para liberar os Wing Caps em todos os níveis do jogo. Você também pode coletar as 8 moedas vermelhas dessa área para ganhar uma estrela extra.


O Metal Cap é o chapéu verde que transforma Mario em metal e lhe dá invencibilidade, maior força e capacidade de andar debaixo d'água. Para conseguir esse chapéu, você precisa primeiro ter o Wing Cap e depois entrar no nível Hazy Maze Cave, que fica nas masmorras do castelo. Dentro desse nível, você precisa ir para a esquerda e entrar na sala onde estão as pedras gigantes. Lá, você deve pular na plataforma móvel e seguir até o final do caminho. Você verá uma porta com uma estrela. Entre nela e você chegará a uma área chamada Cavern of the Metal Cap. Nessa área, você precisa ativar o interruptor verde que está no final do rio para liberar os Metal Caps em todos os níveis do jogo. Você também pode coletar as 8 moedas vermelhas dessa área para ganhar outra estrela.


O Vanish Cap é o chapéu azul que torna Mario invisível e capaz de atravessar certos obstáculos. Para conseguir esse chapéu, você precisa primeiro ter o Wing Cap e o Metal Cap e depois entrar na sala onde fica o nível Big Boo's Haunt, que é acessado através de um quadro fantasma no corredor do castelo. Nessa sala, você deve olhar para a parede direita e verá que ela é falsa. Atravesse-a e você encontrará uma área secreta chamada Vanish Cap Under the Moat. Nessa área, você precisa descer pela rampa e ativar o interruptor azul que está no final para liberar os Vanish Caps em todos os níveis do jogo. Você também pode coletar as 8 moedas vermelhas dessa área para ganhar mais uma estrela.


Os três chapéus especiais são muito úteis para explorar os níveis de Super Mario 64 e conseguir mais estrelas. Alguns exemplos são: usar o Wing Cap para voar até a ilha flutuante em Bob-omb Battlefield, usar o Metal Cap para entrar na jaula submersa em Jolly Roger Bay ou usar o Vanish Cap para atravessar a grade na mansão de Big Boo's Haunt. Experimente todas as possibilidades e divirta-se com esse jogo incrível!


Como derrotar os três Bowser em Super Mario 64


Super Mario 64 é um dos jogos mais clássicos e divertidos do Nintendo 64, e também um dos mais desafiadores. Um dos maiores obstáculos que os jogadores enfrentam é o confronto final com o vilão Bowser, que precisa ser derrotado três vezes ao longo do jogo. 


O primeiro Bowser está no final do primeiro andar do castelo da Princesa Peach, depois de coletar pelo menos oito estrelas. Para acessar a porta que leva ao seu nível, é preciso olhar para o quadro da princesa na sala principal e entrar na luz que surge. Dentro do nível, é preciso seguir o caminho até chegar à plataforma onde Bowser está esperando. Para derrotá-lo, é preciso pegar na sua cauda e girá-lo até lançá-lo contra uma das bombas que cercam a plataforma. Uma vez atingido, Bowser solta uma chave que permite abrir o segundo andar do castelo.


O segundo Bowser está no final do segundo andar do castelo, depois de coletar pelo menos 30 estrelas. Para acessar a porta que leva ao seu nível, é preciso entrar na sala com um relógio na parede e subir as escadas até encontrar uma parede falsa que pode ser atravessada. Dentro do nível, é preciso passar por vários obstáculos até chegar à plataforma onde Bowser está esperando. Para derrotá-lo, é preciso repetir o mesmo processo do primeiro encontro, mas desta vez é preciso acertá-lo duas vezes nas bombas. Uma vez atingido, Bowser solta uma chave que permite abrir o terceiro andar do castelo.


O terceiro e último Bowser está no final do terceiro andar do castelo, depois de coletar pelo menos 70 estrelas. Para acessar a porta que leva ao seu nível, é preciso entrar na sala com um grande espelho na parede e subir as escadas até encontrar uma estrela no chão que pode ser ativada. Dentro do nível, é preciso passar por vários obstáculos até chegar à plataforma onde Bowser está esperando. Para derrotá-lo, é preciso repetir o mesmo processo dos encontros anteriores, mas desta vez é preciso acertá-lo três vezes nas bombas. Além disso, Bowser pode destruir partes da plataforma com seus ataques, tornando o combate mais difícil. Uma vez atingido, Bowser solta uma grande estrela que permite ver o final do jogo  .

Mundos de Super Mario 64

  1. Bob-omb Battlefield é o primeiro mundo que o jogador pode acessar no castelo da Princesa Peach. É um campo de batalha entre os Bob-ombs vermelhos e os pretos, que são inimigos clássicos da série Mario. O objetivo principal é escalar a montanha e enfrentar o rei Bob-omb no topo, mas há também outras missões secundárias, como correr contra o Koopa the Quick, encontrar as oito moedas vermelhas e voar pelos anéis no céu. O mundo introduz alguns elementos básicos da jogabilidade, como o salto triplo, o salto mortal e o uso do chapéu alado.
  2. Whomp's Fortress é o segundo mundo que o jogador pode acessar no castelo. É uma fortaleza construída pelos Whomps, que são criaturas de pedra que tentam esmagar o Mario. O objetivo principal é chegar ao topo da torre e derrotar o rei Whomp, mas há também outras missões secundárias, como destruir a parede com a bala de canhão, subir na gaiola flutuante e coletar as cem moedas. O mundo introduz alguns elementos novos da jogabilidade, como o salto na parede, o uso do canhão e a interação com objetos móveis.
  3. Jolly Roger Bay é o terceiro mundo que o jogador pode acessar no castelo. É uma baía com água cristalina, navios naufragados e cavernas submarinas. O objetivo principal é resgatar a estrela que está presa na cauda de um enorme monstro marinho chamado Unagi, mas há também outras missões secundárias, como abrir o baú do tesouro afundado, explorar a caverna do naufrágio e encontrar a estrela secreta na ilha. O mundo introduz alguns elementos importantes da jogabilidade, como a natação, a respiração e a visão subaquática.
  4. Cool, Cool Mountain é o quarto mundo que o jogador pode acessar no castelo. É uma montanha coberta de neve, com pistas de esqui, bonecos de neve e pinguins. O objetivo principal é descer a montanha em um trenó e chegar à cabana no final, mas há também outras missões secundárias, como devolver o filhote de pinguim à sua mãe, escorregar pela chaminé da cabana e quebrar a cabeça do boneco de neve gigante. O mundo introduz alguns elementos divertidos da jogabilidade, como o deslizamento na neve, o arremesso de bolas de neve e a interação com os animais.
  5. O 5º mundo de Super Mario 64 é Big Boo's Haunt, um mundo temático de terror que se acessa através de uma jaula no pátio do castelo. Neste mundo, Mario tem que enfrentar fantasmas gigantes chamados Big Boos, que só podem ser derrotados pulando em suas costas. Alguns dos níveis deste mundo são: Go on a Ghost Hunt, Ride Big Boo's Merry-Go-Round, Secret of the Haunted Books e Big Boo's Balcony. Um dos desafios mais difíceis deste mundo é o nível Eye to Eye in the Secret Room, que requer o uso da Capa Invisível para entrar em uma sala secreta com um enorme olho que segue Mario.
  6. O 6º mundo de Super Mario 64 é Hazy Maze Cave, um mundo subterrâneo que se acessa através de uma porta no porão do castelo. Neste mundo, Mario tem que explorar uma caverna cheia de labirintos, elevadores, plataformas móveis e poços de areia movediça. Alguns dos níveis deste mundo são: Swimming Beast in the Cavern, Metal-Head Mario Can Move!, Navigating the Toxic Maze e Watch for Rolling Rocks. Um dos destaques deste mundo é o nível A-Maze-Ing Emergency Exit, que permite a Mario montar em uma criatura semelhante a um dinossauro chamada Dorrie para alcançar uma estrela.
  7. O 7º mundo de Super Mario 64 é Lethal Lava Land, um mundo vulcânico que se acessa através de uma pintura na parede do porão do castelo. Neste mundo, Mario tem que evitar cair na lava fervente que cobre a maior parte do terreno. Alguns dos níveis deste mundo são: Boil the Big Bully, Bully the Bullies, Red-Hot Log Rolling e Hot-Foot-It into the Volcano. Um dos desafios mais divertidos deste mundo é o nível Shell Shreddin' for Red Coins, que permite a Mario usar uma casca de Koopa Troopa para deslizar sobre a lava e coletar moedas vermelhas.
  8. O oitavo mundo de Super Mario 64 é Shifting Sand Land (Terra Arenosa em português), um deserto cheio de perigos e mistérios. Aqui, Mario deve enfrentar areia movediça, tornados, piranhas de fogo e um enorme pássaro chamado Klepto. O destaque deste mundo é a pirâmide, que pode ser acessada por diferentes entradas e que esconde um labirinto subterrâneo e uma batalha contra o rei dos Thwomps. 
  9. O nono mundo de Super Mario 64 é Dire, Dire Docks (Docas Perigosas em português), um nível aquático que se passa em um porto submerso. Aqui, Mario deve nadar entre peixes, tubarões, jatos d'água e um submarino gigante que pertence a Bowser. O destaque deste mundo é a passagem secreta que leva ao segundo confronto contra o vilão, em uma plataforma cheia de lava. 
  10. O décimo mundo de Super Mario 64 é Snowman's Land (Terra do Boneco de Neve em português), um nível gelado que se passa em uma paisagem nevada. Aqui, Mario deve escalar uma montanha coberta de neve, evitar bolas de neve gigantes, pinguins mal-humorados e um boneco de neve colossal que tenta soprar seu chapéu. O destaque deste mundo é o iglu, que pode ser acessado por uma passagem secreta e que esconde um labirinto de gelo e espelhos. 
  11. Wet-Dry World: Este mundo é uma espécie de cidade submersa, onde o nível da água pode ser alterado dependendo de onde o jogador pula no quadro de entrada. Isso permite acessar diferentes áreas e resolver quebra-cabeças. Algumas das estrelas deste mundo são: Shocking Arrow Lifts!,  Top o' the Town, Express Elevator--Hurry Up!, Go to Town for Red Coins.
  12. Tall, Tall Mountain: Este mundo é uma montanha muito alta, com vários obstáculos e perigos pelo caminho. O jogador deve escalar até o topo, onde há um cogumelo gigante com uma estrela. Algumas das estrelas deste mundo são: Scale the Mountain, - Mystery of the Monkey Cage,  Scary 'Shrooms, Red Coins, Mysterious Mountainside.
  13.  Tiny-Huge IslandEste mundo é um dos mais originais do jogo, pois tem duas versões: uma pequena e uma enorme. O jogador pode alternar entre elas entrando em diferentes quadros de entrada ou em canos especiais. Algumas das estrelas deste mundo são: Pluck the Piranha Flowem The Tip Top of the Huge Islandm Rematch with Koopa the Quick.
  14. Tick Tock Clock é um mundo que se passa dentro de um enorme relógio. O tema principal deste mundo é o tempo, que afeta tanto o ambiente quanto os inimigos. Dependendo da posição do ponteiro dos minutos na entrada do mundo, o relógio pode estar parado, funcionando normalmente, funcionando lentamente ou funcionando rapidamente. Cada uma dessas situações tem suas vantagens e desvantagens para o jogador, que deve escolher a melhor forma de progredir pelo mundo. Por exemplo, se o relógio estiver parado, as plataformas e os inimigos estarão imóveis, facilitando a navegação pelo mundo. Porém, isso também significa que algumas áreas ficarão inacessíveis ou mais difíceis de alcançar. Se o relógio estiver funcionando normalmente, as plataformas e os inimigos estarão em movimento constante, criando um ritmo dinâmico e desafiador para o jogador. Porém, isso também significa que algumas áreas ficarão mais fáceis de alcançar ou mais divertidas de explorar.
  15. Rainbow Ride é o último mundo principal de Super Mario 64 e também um dos mais difíceis. O mundo se passa em um céu colorido, onde o jogador deve usar tapetes mágicos para se locomover por plataformas flutuantes. O tema principal deste mundo é a gravidade, que pode ser tanto uma aliada quanto uma inimiga do jogador. Alguns tapetes mágicos seguem trajetórias fixas, enquanto outros podem ser controlados pelo jogador. Porém, todos eles têm um limite de tempo para serem usados, indicado por uma barra que vai diminuindo conforme o tapete se move. Se a barra acabar, o tapete desaparece e o jogador cai no abismo. Além disso, alguns tapetes mágicos são afetados pela gravidade de forma diferente, podendo subir ou descer dependendo da inclinação do jogador. O jogador deve usar esses tapetes com cuidado e precisão para evitar quedas fatais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem