Olá, leitores! Hoje eu vou compartilhar com vocês um detonado completo do jogo Gone Home, um jogo de exploração e narrativa que se passa em uma casa misteriosa nos anos 90. Se você ainda não jogou Gone Home, eu recomendo que você o faça antes de ler este post, pois ele contém spoilers da história e dos segredos da casa.
O jogo começa com você chegando na casa da sua família depois de uma viagem pela Europa. Você encontra a casa vazia e uma nota da sua irmã mais nova, Sam, dizendo que ela fugiu e que você não deve procurá-la. A partir daí, você pode explorar a casa livremente e descobrir pistas sobre o que aconteceu com a sua família enquanto você estava fora.
A casa é dividida em quatro andares: o porão, o primeiro andar, o segundo andar e o sótão. Você pode acessar os diferentes andares usando as escadas ou os dutos de ventilação. Alguns cômodos estão trancados e você precisa encontrar as chaves para abri-los. Você também pode encontrar objetos que ativam eventos ou diálogos que revelam mais sobre a história.
A seguir, eu vou listar os principais eventos e segredos que você pode encontrar em cada andar da casa, seguindo uma ordem lógica de exploração. Você pode seguir esta ordem ou criar a sua própria, mas lembre-se que o jogo só termina quando você entra no sótão.
Porão:
- No porão, você pode encontrar um mapa da casa com anotações da Sam sobre os cômodos trancados e as chaves escondidas.
- Você também pode encontrar uma fita cassete com uma gravação da Sam e da sua amiga Lonnie tocando guitarra e cantando uma música chamada "The Psycho House Girl".
- Em uma das salas do porão, você pode encontrar um painel secreto que leva a um quarto escondido com um altar satânico e um livro de feitiços. Este quarto pertence ao seu tio Oscar, que morreu na casa e deixou-a para os seus pais.
- Em outra sala do porão, você pode encontrar uma caixa com cartas antigas do seu pai para o seu tio Oscar, revelando que eles tinham uma relação conflituosa e que o seu pai sofria abusos do seu tio quando era criança.
- Você também pode encontrar uma chave que abre a porta do sótão no segundo andar.
Primeiro andar:
- No primeiro andar, você pode encontrar a sala de estar, a cozinha, a sala de jantar, o escritório do seu pai e o banheiro.
- Na sala de estar, você pode encontrar uma fita cassete com uma gravação da Sam contando como ela conheceu Lonnie na escola e como elas se tornaram amigas.
- Na cozinha, você pode encontrar uma lista de compras com itens estranhos como corante vermelho e velas pretas, indicando que Sam e Lonnie estavam planejando fazer algum ritual no quarto secreto do porão.
- Na sala de jantar, você pode encontrar um bilhete da sua mãe dizendo que ela foi para um retiro com uma colega de trabalho chamada Carol. Você também pode encontrar um cartão postal de Carol para a sua mãe com uma mensagem sugestiva, indicando que elas tinham um caso.
- No escritório do seu pai, você pode encontrar vários livros e artigos sobre viagens no tempo e conspirações governamentais. Você também pode encontrar uma carta de rejeição de uma editora para o seu pai, que é um escritor fracassado.
- No banheiro, você pode encontrar uma caixa de tintura de cabelo vermelha e um bilhete da Sam dizendo que ela pintou o cabelo para se parecer com a Lonnie.
Segundo andar:
Gone Home, um jogo de exploração e narrativa que se passa em uma casa vazia em 1995. Você controla Katie, uma jovem que acabou de voltar de uma viagem pela Europa e encontra sua casa sem ninguém. O objetivo é descobrir o que aconteceu com sua família, especialmente com sua irmã Sam, que deixou uma nota misteriosa na porta.
O segundo andar é onde você vai encontrar a maior parte das pistas sobre a história de Sam e sua relação com Lonnie, uma garota que ela conheceu na escola. Você também vai descobrir mais sobre os pais de Katie, que estão passando por uma crise no casamento e no trabalho.
Para começar, suba as escadas e entre no quarto da esquerda, que é o quarto dos pais. Lá você vai encontrar um bilhete de Sam na cama, dizendo que ela não quer que você leia o diário dela. Ignore o aviso e pegue o diário embaixo do travesseiro. Você vai ouvir a voz de Sam contando sobre o dia em que ela conheceu Lonnie na banda da escola.
Saia do quarto e entre no banheiro à direita. Lá você vai encontrar um frasco de corante vermelho na pia e um bilhete de Lonnie na lixeira, dizendo que ela pintou o cabelo de Sam. Você também vai encontrar um cartão postal de Katie na prateleira, mostrando uma foto de Paris.
Saia do banheiro e entre no quarto da direita, que é o quarto de Sam. Lá você vai encontrar vários objetos que mostram a personalidade e os interesses de Sam, como livros, revistas, pôsteres, fitas cassete e cartas. Você também vai encontrar um bilhete de Sam na porta do armário, dizendo que ela pegou a chave do sótão que estava escondida em um livro na biblioteca.
Saia do quarto e entre na biblioteca à esquerda. Lá você vai encontrar vários livros sobre temas variados, como história, arte, ciência e religião. Você também vai encontrar um livro chamado "O Conde de Monte Cristo", que tem uma chave dentro dele. Pegue a chave e guarde-a para mais tarde.
Saia da biblioteca e entre no escritório à direita. Lá você vai encontrar vários documentos e objetos que mostram a situação profissional dos pais de Katie, como cartas, recibos, diplomas e troféus. Você também vai encontrar um bilhete de Sam na mesa, dizendo que ela está feliz por ter Lonnie como amiga.
Saia do escritório e entre no corredor à direita. Lá você vai encontrar uma porta trancada com um cadeado. Use a chave que você pegou na biblioteca para abrir a porta e entrar no sótão.
O sótão é o último cômodo do jogo e onde você vai descobrir o final da história de Sam e Lonnie. Lá você vai encontrar vários objetos que mostram o romance das duas garotas, como fotos, cartas, desenhos e roupas. Você também vai encontrar o último diário de Sam na mesa, contando sobre a decisão delas de fugir juntas.
Parabéns! Você completou o segundo andar do jogo Gone Home e descobriu toda a história da família Greenbriar. Espero que você tenha gostado deste post e até a próxima!