Mafia II é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa que se passa nos anos 40 e 50 nos Estados Unidos. O protagonista é Vito Scaletta, um imigrante italiano que se envolve com a máfia após voltar da Segunda Guerra Mundial. O jogo tem 15 capítulos que narram a ascensão e a queda de Vito no mundo do crime, com missões que envolvem tiroteios, perseguições, furtos, assassinatos e muito mais.
O jogo também tem um mundo aberto que pode ser explorado pelo jogador, com diversos coletáveis, roupas, armas e carros da época. Além da história principal, o jogo tem três DLCs que expandem o universo do jogo: The Betrayal of Jimmy, Jimmy's Vendetta e Joe's Adventures. A maior parte do jogo se passa na cidade fictícia de Empire Bay, baseada em Nova York, Chicago, São Francisco, Los Angeles, Boston e Detroit, durante os anos 1940 e 1950.
O jogo é jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa e seu mundo é navegado a pé ou de veículo. As atividades criminosas do personagem do jogador podem provocar uma resposta das agências de aplicação da lei, medida por um sistema de "procurado" que rege a agressividade de sua resposta.
O desenvolvimento começou em 2003, logo após o lançamento do primeiro jogo da série Mafia. Ao ser lançado, Mafia II recebeu críticas positivas, com elogios especialmente dirigidos à sua história, personagens e jogabilidade; no entanto, o design restritivo do mundo e a falta de certos recursos presentes em outros jogos sandbox foram criticados.
Uma versão do jogo incluindo todo o conteúdo para download lançado anteriormente, intitulada Mafia II: Director's Cut, foi lançada pela Feral Interactive em dezembro de 2011. Uma sequência, Mafia III, desenvolvida pela sucessora da 2K Czech, Hangar 13, foi publicada em outubro de 2016. Para coincidir com o remake do primeiro jogo da série, Mafia II: Definitive Edition, uma versão remasterizada do jogo desenvolvida pela D3T, foi lançada pela 2K Games em 19 de maio de 2020, com recepção crítica mista.
Neste artigo, faremos um resumo dos 15 capítulos do jogo Mafia II, destacando os principais eventos e personagens que compõem a trama.
Capítulo 1: O Velho País
O jogo começa com um flashback de Vito Scaletta na Sicília durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é um soldado americano que participa da invasão aliada à ilha natal de seus pais. Ele é ferido durante um ataque aéreo e é salvo por seu amigo Joe Barbaro, que também é soldado. Joe diz a Vito que ele tem uma licença médica e que pode voltar para casa com ele. Vito aceita e os dois embarcam em um navio rumo a Empire Bay.
Capítulo 2: Lar Doce Lar
Vito chega a Empire Bay em 1945 e é recebido por Joe no porto. Joe leva Vito para seu apartamento e lhe dá algumas roupas novas. Ele também lhe apresenta Mike Bruski, um mecânico que compra carros roubados para desmontar. Joe diz a Vito que ele pode ganhar algum dinheiro roubando carros para Mike. Vito concorda e os dois roubam alguns carros pela cidade. No entanto, eles são perseguidos pela polícia e acabam batendo o carro em uma loja de armas. Eles conseguem escapar com algumas armas roubadas e vendem para Mike.
Capítulo 3: Inimigo do Estado
Vito recebe uma carta informando que ele tem que se apresentar ao exército novamente em uma semana. Ele fica desesperado e pede ajuda a Joe. Joe diz que conhece alguém que pode tirar Vito do serviço militar por uma quantia alta de dinheiro. Ele diz que eles precisam fazer um trabalho para conseguir o dinheiro. Eles vão até o bar do Marty, onde encontram Henry Tomasino, um capanga da família Clemente.
Mafia II é um jogo de ação e aventura ambientado em um mundo aberto e jogado em uma perspectiva de terceira pessoa. A maior parte do jogo se passa na cidade fictícia de Empire Bay, baseada em Nova York, Chicago, São Francisco, Los Angeles, Boston e Detroit, durante os anos 1940 e 1950.
Capítulo 4: Murphy's Law
Vito e Joe são contratados por Henry Tomasino, um capanga da família Clemente, para roubar selos de racionamento de uma estação de gás. No entanto, o roubo dá errado quando eles são emboscados por um grupo rival e perseguidos pela polícia. Eles conseguem escapar e entregar os selos para Henry, mas recebem menos dinheiro do que o esperado.
Capítulo 5: The Buzzsaw
Henry pede a Vito e Joe que o ajudem a assassinar um mafioso chamado Sidney Pen, que está prestes a testemunhar contra Don Clemente. Eles invadem o hotel onde Pen está hospedado e usam uma serra elétrica para cortar sua garganta. Eles fogem do local e recebem uma boa recompensa por seu trabalho.
Capítulo 6: Time Well Spent
Vito é preso por roubar um carro e é condenado a dez anos de prisão. Na prisão, ele faz amizade com Leo Galante, o conselheiro da família Vinci, que lhe ensina a lutar e lhe dá proteção. Vito também se envolve em várias brigas com os guardas e os detentos rivais. Depois de quatro anos, Leo consegue reduzir sua sentença e Vito é libertado.
Capítulo 7: In Loving Memory of Francesco Potenza
Vito se reencontra com Joe, que agora trabalha para Eddie Scarpa, o caporegime da família Falcone. Eddie os envia para matar um traficante de drogas chamado Frankie Potts, que está vendendo heroína nas ruas sem permissão. Eles o encontram em um cemitério e o executam junto com seus capangas.
Capítulo 8: The Wild Ones
Eddie dá a Vito e Joe uma nova tarefa: roubar cinco caminhões cheios de cigarros contrabandeados de uma gangue de motoqueiros chamada The Greasers. Eles conseguem roubar os caminhões com a ajuda de Marty Santorelli, um jovem aspirante a gângster, mas são perseguidos pelos Greasers até um depósito abandonado. Lá, eles enfrentam uma violenta batalha contra os motoqueiros.
Capítulo 9: Balls & Beans
Neste capítulo, Vito e Joe são contratados por Eddie Scarpa, um capo da família Clemente, para matar um traidor chamado Luca Gurino. Eles seguem Luca até um restaurante italiano, onde ele se encontra com dois capangas. Vito e Joe entram no restaurante e iniciam um tiroteio, matando Luca e seus homens. Eles fogem do local e levam o corpo de Luca para Eddie, que os recompensa com dinheiro e uma nova casa para Vito.
Capítulo 10: Room Service
Neste capítulo, Vito e Joe são chamados por Henry Tomasino, um soldado da família Falcone, que tem uma proposta para eles. Henry quer que eles o ajudem a roubar uma grande quantidade de diamantes de um hotel, onde um grupo de judeus está fazendo um negócio com os irlandeses. Vito e Joe aceitam a oferta e se infiltram no hotel disfarçados de garçons. Eles conseguem roubar os diamantes e escapar do hotel, mas são perseguidos por policiais e gangsters. Eles conseguem despistar seus perseguidores e entregam os diamantes para Henry, que os divide entre os três.
Capítulo 11: A Friend of Ours
Neste capítulo, Vito é preso por seu envolvimento no roubo dos diamantes. Ele é condenado a dez anos de prisão e é levado para a penitenciária de Hartmann. Lá, ele reencontra Leo Galante, o consigliere da família Vinci, que o ajuda a se adaptar à vida na prisão. Vito também faz amizade com Brian O'Neill, um irlandês que lidera uma gangue dentro da cadeia. Vito participa de várias atividades na prisão, como lutas de boxe, contrabando de cigarros e assassinato de rivais. Ele também recebe visitas de Joe, que lhe conta as novidades do mundo exterior.
Capítulo 12: Sea Gift
Neste capítulo, Vito é libertado da prisão após cumprir seis anos de sua pena. Ele é recebido por Joe, que lhe dá um carro novo e roupas novas. Joe também lhe conta que Henry foi morto pelos chineses por causa dos diamantes e que ele agora trabalha para Eddie Scarpa. Vito e Joe vão até a casa de Eddie, onde ele lhes dá uma nova missão: matar um chinês chamado Wong.
No capítulo 13, Vito é libertado da prisão com a ajuda de Joe, seu amigo de infância e parceiro no crime. Eles se reúnem com Henry Tomasino, um membro da família Clemente que se aliou à família Falcone após a morte de seu chefe. Henry propõe um negócio lucrativo para Vito e Joe: roubar uma grande quantidade de heroína de um grupo de traficantes chineses que operam em Chinatown. Eles aceitam o trabalho e vão para o local do roubo, mas as coisas dão errado quando os chineses reagem e começam um tiroteio. Vito, Joe e Henry conseguem escapar com a droga, mas são perseguidos pela polícia. Eles se livram dos policiais e levam a heroína para o armazém de Eddie Scarpa, o braço direito de Carlo Falcone.
No capítulo 14, Vito recebe uma ligação de Eddie, que o convoca para uma reunião no restaurante Maltese Falcon. Lá, ele encontra Joe e Henry, que estão comemorando o sucesso do roubo da heroína. Eddie elogia os três e lhes dá uma parte do dinheiro. Ele também informa que Henry se tornou um membro oficial da família Falcone, e que Vito e Joe estão a caminho de se tornarem também. Ele então os convida para uma festa na casa de Falcone, onde eles podem conhecer os outros membros da família e se divertir. Vito aceita o convite e vai para a festa com Joe e Henry. Lá, ele conhece alguns dos capos e soldados da família Falcone, como Luca Gurino, Steve Coyne e Brian O'Neill. Ele também reencontra Francesca, sua irmã mais nova, que está namorando Eric Riley, um policial corrupto que trabalha para a máfia. Vito não gosta do relacionamento dos dois e tenta convencer Francesca a terminar com Eric, mas ela se recusa. Vito então se diverte com as mulheres, a bebida e a música na festa.
O capítulo 15 de Mafia II é o último do jogo e se chama Per aspera ad astra, que significa "Por caminhos ásperos, até as estrelas". Neste capítulo, Vito Scaletta tem que enfrentar o chefe da máfia Carlo Falcone, que tentou matá-lo e traiu seu amigo Joe Barbaro. Vito recebe uma ligação de Leo Galante, que lhe oferece uma chance de se vingar de Falcone e salvar Joe. Vito aceita e vai ao Observatório, onde Falcone está escondido com seus capangas.
Vito tem que lutar contra vários inimigos para chegar até Falcone, que está no topo do Observatório. Pelo caminho, ele encontra várias revistas Playboy e granadas. Vito também tem que lidar com explosões e armadilhas. Quando ele finalmente chega ao confronto final com Falcone, ele descobre que Joe também está lá, preso por um dos capangas de Falcone. Vito consegue libertar Joe e os dois atiram em Falcone, que cai da janela do Observatório.
Vito e Joe escapam do local em um carro e são perseguidos pela polícia. Eles conseguem despistar os policiais e chegam a um ponto de encontro com Leo Galante. Leo diz que Vito está livre da máfia e que ele pode ficar com o dinheiro que ganhou. No entanto, ele também diz que Joe não faz parte do acordo e que ele tem que ir com os homens de Leo. Vito protesta, mas Leo diz que é uma ordem de cima e que não há nada que ele possa fazer. Vito se despede de Joe e vê seu amigo ser levado por outro carro. O jogo termina com Vito olhando para o horizonte, sem saber o destino de Joe.