Batman Arkham City é um dos jogos mais aclamados da série Batman: Arkham, baseada nos quadrinhos da DC Comics. Neste artigo, vamos fazer um resumo dos capítulos principais da história do jogo, que se passa em uma super-prisão criada pelo prefeito Sharp e controlada pelo misterioso Dr. Hugo Strange.
O jogo começa com Bruce Wayne sendo preso e levado para Arkham City, onde é revelado que Strange sabe sua identidade secreta como Batman. Wayne consegue escapar e se transformar em Batman, e logo descobre que o Coringa está morrendo por causa dos efeitos do Titan, uma substância que o transformou em um monstro no jogo anterior. O Coringa infecta Batman com o seu sangue contaminado, e diz que enviou amostras para hospitais de Gotham, ameaçando matar milhares de pessoas se não receber uma cura.
Batman então decide investigar o Protocolo 10, um plano secreto de Strange que envolve a eliminação de todos os criminosos de Arkham City. No caminho, ele encontra vários vilões, como Duas-Caras, Pinguim, Charada, Bane, Hera Venenosa e Sr. Frio. Ele também conta com a ajuda da Mulher-Gato, que é uma personagem jogável em algumas partes do jogo.
Batman descobre que a cura para o seu envenenamento está com o Sr. Frio, mas ele foi capturado pelo Pinguim, que quer usar a sua tecnologia de congelamento. Batman invade o museu do Pinguim e o derrota, libertando o Sr. Frio. Porém, o cientista se recusa a entregar a cura, pois quer vingança contra o Coringa por ter sequestrado a sua esposa Nora. Batman e Sr. Frio lutam, e Batman vence. O Sr. Frio então entrega a cura, mas ela é roubada pelo Coringa.
Batman segue o rastro do Coringa até a Torre de Aço, onde ele confronta Strange e descobre que ele é um fantoche do Ra's al Ghul, o líder da Liga dos Assassinos e pai da Talia al Ghul, antigo amor de Batman. Strange ativa o Protocolo 10, que consiste em bombardear Arkham City com mísseis. Batman consegue impedir o ataque e derrotar Strange, mas é surpreendido pelo Coringa, que sequestra Talia e exige que Batman troque a cura por ela.
Batman vai até a igreja abandonada, onde o Coringa está esperando. Lá, ele descobre que há dois Coringas: um saudável e outro doente. O Coringa saudável revela que ele é na verdade o Cara-de-Barro, um vilão que pode mudar de forma, e que ele estava fingindo ser o Coringa para enganar Batman. O verdadeiro Coringa ainda está morrendo, e matou Talia quando ela tentou matá-lo com uma espada.
Batman luta contra o Cara-de-Barro e o derrota com a ajuda do Sr. Frio e da Mulher-Gato. Ele então recupera a cura e decide curar o Coringa, apesar de tudo o que ele fez. Porém, o Coringa tenta atacar Batman com uma faca, fazendo com que ele derrube a cura no chão. O Coringa então morre nos braços de Batman, que sai de Arkham City carregando o seu corpo.
O jogo termina com uma transmissão de rádio do Charada, que diz ter sequestrado Quincy Sharp, o ex-prefeito de Gotham e criador de Arkham City.